27 de dez. de 2007

Resumo

O radiojornalismo atual tem requisitado uma nova formação, voltada à edição
digital, frente às exigências da atividade profissional. Para concretizá-la, é
necessário recorrer às tecnologias da informação e da comunicação (TIC),
empregando-as como dispositivo de interação com os aprendizes e de
interatividade entre eles e a máquina, o que inclui o desenvolvimento de
habilidades para lidar com computadores, softwares e, especificamente, com o
áudio digital. Este é o foco desta tese, que traça um dos caminhos possíveis para
essa formação, tratando dos cenários científico e documentarista aplicados no
radiojornalismo, a partir de teorias da aprendizagem envolvendo o aprender
fazendo de Piaget, a zona proximal de desenvolvimento (ZPD) de Vygotsky, a
construção social do conhecimento de Freire, e o ciclo de ações e a espiral de
aprendizagem de Valente. Com base em pesquisa-ação junto a estudantes de
Jornalismo da Universidade de Sorocaba (Uniso), a tese apresenta uma análise
de similaridade e implicativa, evidenciando que o processo de aprendizagem é
auxiliado com o uso das TIC em uma proposta de formação plurimodal, utilizando
elementos da educação presencial e da educação a distância (EAD).

Palavras-chave: Interação; Interatividade; Tecnologias da informação e da
comunicação; Edição digital de áudio; Ensino de radiojornalismo; Educação a
distância; Educação plurimodal

Nenhum comentário: