27 de dez. de 2007

Sumário

1 UMA VIDA LIGADA ÀS TIC 1
1.1 O projeto 7
1.2 Organização da tese 8
2 PONTOS DE PARTIDA 9
2.1 Objetivos 9
2.1.1 Geral 9
2.1.2 Específicos 9
2.2 Justificativa 10
2.3 Um caminho metodológico a percorrer 11
2.3.1 O que 11
2.3.2 Quem 13
2.3.3 Quando 18
2.3.4 Onde 19
2.3.5 Como 19
2.3.6 Porquê 26
3 CENÁRIOS PARA A FORMAÇÃO EM RADIOJORNALISMO 29
3.1 Cenário científico 29
3.1.1 Ciência no ar 30
3.2 Cenário documentarista 35
3.3 Cenário multimídia 38
3.3.1 Radiojornalismo e Internet 38
3.3.2 Outros caminhos na formação em radiojornalismo 50
4 TIC E APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO EM RADIOJORNALISMO 57
4.1 Aprender fazendo, refletindo, interagindo... 58
4.1.1 O ambiente 60
4.1.2 O material didático 64
4.1.3 A construção do conhecimento 66
4.1.4 O papel interacionista do docente 69
4.2 O computador como dispositivo pedagógico 81
4.2.1 Conceituando as TIC 82
4.2.2 Interatividade com as TIC na realização de tarefas 87
4.2.3 EAD: o computador como dispositivo pedagógico virtual 92
4.2.4 Implantação das TIC na formação interacionista 101
4.3 Rádio + computador: potencialidades pedagógicas 107
5 UMA PRÁTICA PLURIMODAL NA FORMAÇÃO EM RADIOJORNALISMO 113
5.1 Eureca: de produção radiofônica a material didático 114
5.2 Software de edição digital de áudio 117
5.3 Diagnóstico dos alunos de Radiojornalismo II 120
5.3.1 Reflexão durante o processo de aprendizagem 125
5.4 Interações com os alunos 126
5.5 Análises de similaridade e implicativa 127
5.5.1 Grupos e categorias 128
5.5.1.1 Grupo Conhecimento em tecnologia de edição (CTE) 128
5.5.1.2 Percepção sobre tecnologias (PT) 128
5.5.1.3 TIC e aprendizagem (TA) 129
5.5.1.4 Práticas presenciais (PP) 130
5.5.1.5 Ferramentas digitais (FD) 131
5.5.1.6 Avaliação da aprendizagem (AA) 133
5.5.2 Análise de similaridade 133
5.5.3 Análise implicativa 160
6 PARADA PARA REFLEXÕES 167
6.1 Similaridades interacionistas 168
6.2 Similaridades informacionalistas 171
6.3 Implicações infointeracionistas 175
6.4 Espirais de informação, interação e interatividade 175
7 LINHA DE CHEGADA 177
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 181
APÊNDICES 194

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